Etmologicamente o prefixo hiper - (do grego
"υπερ-", sobre, além) remete à superação das limitações da
linearidade, ou seja, não sequencial do antigo texto escrito, possibilitando a
representação do nosso pensamento, bem como um processo de produção e
colaboração entre as pessoas
Pretendemos abordar hipertexto considerando
tópico relevante a utilização da
ferramenta de hipertexto na Educação.
O trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção
textual. O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um
ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta,
pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam
efetivamente de um processo inerente a busca e construção do conhecimento,
forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que
aquela, antiga, direta tradicionalmente explícita.
Atualmente
a palavra hipertexto tem sido em geral aceita para textos ramificados, podemos
considera que é um texto dentro do outro,
observando a relação entre Educação e mídias digitais se faz a
partir da popularização da internet, a partir da ideia de que hipertexto
transformam automaticamente palavra em texto escrito. Dessa maneira, são como
as associações na mente humana, que se movimenta de uma representação pra outra
ao longo de uma rede intricada.
Do hipertexto não poderíamos deixar de abordar os
hiperlinks ou simplesmente links. . Esses links ocorrem na forma de termos destacados
no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de
interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob
demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal. Um texto
pode ter diversas palavras, imagens ou até mesmo sons, que, ao serem clicados,
são remetidos para outra página onde se esclarece com mais precisão o assunto
do link abordado.
Contribuição
de Autor
Snyder (1996)
aponta para os fatos de que: o texto eletrônico depende de uma tecnologia
emergente, sujeita a constantes transformações; a boa utilização do hipertexto
passa por um conhecimento da máquina para que sejam devida e corretamente
explorados os seus recursos - um certo conhecimento da gramática da tela que
oriente a escrita para que seja mais adequada ao meio que a torna possível.
Patrícia Gomes da Costa
Nenhum comentário:
Postar um comentário